» Curso Web ao vivo com Paulo Rago
Conheça a importância da área de compras na organização, os conflitos organizacionais e os critérios para uma administração interativa e produtiva.
Entenda as garantias dos pedidos e contratos de compras gerais e conheça as cláusulas essenciais. Saiba como conduzir um processo de compras gerais, gerando vantagens financeiras e operacionais para sua empresa e evitando riscos.
Aprenda na prática como operar com os documentos de compras e ter controles eficazes no monitoramento dos processos, focados em serviços.
Aprenda a avaliar propostas e cotações e saiba o que pedir, como pedir e os dados fundamentais das cotações.
INSTRUTOR: PAULO RAGO
Consultor de Transportes e Logística, Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, com especialização em Logística de Transportes e Empresarial e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atuando há mais de 24 anos em Logística com experiências, inclusive internacionais, em posições executivas, com a criação e desenvolvimento de operações logísticas em empresas como Souza Cruz S/A, Cia. Ultragaz S/A(Grupo Ultra),Telemar, DuCôco Prods. Alimentícios e Hipolabor Farmacêutica. Desenvolveu e ministra diversos programas de treinamento em Logística Integrada, Distribuição, Transportes, Supply Chain, Comércio Exterior e Administração de Tempos. Palestrante e professor convidado do tema "Logística" em Universidades e instituições como: FGV Brasília, Metodista, Unisa Business School, EDUCC/IPT/USP, FEI, MBA FIA/FEA - USP, Mackenzie, Setcesp, CESCOMEX, Aduaneiras, CIESP, ITE, dentre outras. É Ex-Diretor da Associação Brasileira de Logística e autor de vários artigos para revistas e jornais da área.
DESTINA-SE:
Compradores e cargos similares, bem como todos os profissionais (diretores, Gerentes, supervisores, coordenadores, analistas, etc), atuantes nas etapas da Cadeia de Suprimentos (compras, produção, vendas, marketing, financeiro, transportes, distribuição, administrativo) e aqueles profissionais que buscam iniciar atividades dentro da área.
PROGRAMA:
1. IMPORTÂNCIA DA ÁREA DE COMPRAS NA EMPRESA
• Área de compras e as demais áreas
• Áreas de conflito com compras
• Fornecedor e cliente interno –
• Compras como área de gestão estratégica no gerenciamento dos custos, preços e margens de lucros da empresa – Cadeia de Suprimentos – Supply Chain.
• Compras como área de suporte para o equilíbrio dos estoques e da saúde financeira da empresa.
• Profissional de Compras – Competências e Formação.
2. TIPOS DE COMPRAS
• Considerações sobre diferenças entre compras gerais x compras de serviços
• Impactos na cadeia produtiva
3. COMPRAS DE SERVIÇOS
• Definição de serviços.
• Características das compras de serviços
• Avaliação e validação da solicitação
• Planilha de acompanhamento de propostas e avaliação de preços
• Compras pontuais e compras seriadas
• Cláusulas de coberturas das solicitações
• Informações essenciais – informações técnicas dos serviços
• Montagem de licitação de compras de serviços
• Cadastros necessários
• Controles fundamentais.
• Contratos de prestação de serviços
4. COMPRAS PELA INTERNET
• Utilização do sistema como ferramenta de gestão de compras
• Conceito e-procurement
• Conceito Strategic sourcing
• Leilão de compras
• Leilão reverso
• Vantagens e desvantagens.
5. DOCUMENTOS DE COMPRAS
• Requisição de compras
• Cotações - Faturas Pro-forma (Incoterms utilizados)
• Notas Fiscais
• Planilhas de custos
• Controles
• Certificados
• Desenhos Técnicos
• Especificações técnicas.
6. PLANEJAMENTO E COMPRAS
• Importância da área de planejamento na gestão de compras
• Forecast de compras
• Follow up de compras.
• Principais impactos fiscais e financeiros nas compras
7. PROPOSTAS – COTAÇÕES
• Análise da melhor oferta (preços, cronograma de entregas, avaliação do fornecedor e outros itens)
• Prazos de pagamento
• Cadastro e análise das informações financeiras do fornecedor
• Suporte de entidades do mercado (Serasa e outras).
8. DESENVOLVIMENTO e NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDOR
• Requisitos fundamentais
• Gerenciamento do processo
• Negociação com fornecedores – como fazer
• Auditoria técnica nos fornecedores
• Avaliação do fornecedor
• Premiação do fornecedor.
9. OBJETIVOS E ÍNDICES DE PERFORMANCE
• Montagem de objetivos
• Índices de Performance aplicados à serviços contratados.
© Copyright by Paulo S. F. Rago.
INFORMAÇÕES GERAIS:
▸ Data: a definir
▸ Horário: 09h às 13h
▸ Carga Horária: 08 horas/aula
▸ Instrutor: Paulo Rago
▸ Incluso: Material Didático em PDF e Certificado.
▸ Local de Realização: WEB AO VIVO
▸ Dúvidas: Tire suas dúvidas sobre o assunto durante a transmissão ou por 30 dias após o treinamento.
▸Investimento: Sob consulta
Comments